Os dois primeiros "Fight Night" lançados para o Xbox 360 e PlayStation 3 apresentaram um visual sem precedentes na história dos jogos de boxe, mas é fato que a mecânica complicada proporcionada pelas alavancas analógicas e a lentidão irritante com que os golpes eram desferidos o deixaram muito longe de atingir a perfeição de uma simulação de boxe real.
Agora, enfim, "Fight Night Champion" chega para recriar o charme e a violência dos socos do boxe real de forma divertida, ágil e realista. Se já não bastasse a nova mecânica, "Champion" agrada amantes de boxe com a narrativa emocionante do inédito modo de história, além do retorno de outras modalidades já disponíveis nos jogos anteriores.
Socos rápidos e fulminantes
A primeira grande mudança do jogo atende pelo nome de "Full Spectrum Punch Control", evolução natural e inteligente do sistema de controle "Total Punch Control", de "Round 3" e "Round 4".
Assim como nos jogos anteriores, o domínio das alavancas analógicas é essencial para o jogador desferir golpes fulminantes, porém, a distribuição e agilidade da mecânica faz com que os golpes mais fortes se misturem com "jabs" e diretos mais ágeis, desferidos pelos botões tradicionais do controle. Além disso, comandos adicionais podem ser acessados nos botões superiores, como o bloqueio e ativação de movimentos especiais de socos.
Veja as novidades do game
Estratégia, aliás, também é uma das novas marcas de "Fight Night Champion". Assim como no boxe real, o lutador não vence apenas se souber socar. É necessário dosar a voracidade dos golpes com resistência física e, principalmente, a maneira de lutar do seu oponente. Em alguns momentos, é necessário se movimentar e forçar o adversário a partir para o ataque para cansá-lo e somente então contra-atacar.
Além disso, alguns lutadores são mais resistentes em certos pontos, o que o obriga o jogador estudar seus movimentos mais frequentes para acertar seus pontos mais frágeis. Há de se levar em conta também o tamanho e técnica do oponente, já que lutadores mais altos e técnicos alcançam golpes de distâncias mais longas, enquanto os mais baixos devem explorar o combate mais próximo do inimigo.
Lendas do boxe, astros da TV e do cinema
Os jogadores sem muita intimidade com o pugilismo podem até não conhecer Tommy Morrisson, mas os fãs dos filmes "Rocky" certamente já ouviram falar de Tommy Gunn, o novato - e mal agradecido - boxeador "adotado" pelo garanhão italiano no quinto filme da série. Gunn é, na verdade, um personagem interpretado pelo boxeador profissional Tommy Morrisson, um dos lutadores disponíveis entre as diversas opções do jogo.
Se Morrisson já estava disponível no jogo anterior, o mesmo não se pode dizer do "bem alimentado" Butterbean. Ele é um dos 13 novos lutadores do jogo, que conta ainda com Peter Manfredo Jr. (participante da primeira edição do Reality show "The Contender") e Tim Bradley. Além destes, o jogo celebra o retorno de outras lendas já vistas em versões anteriores, como o polêmico Mike Tyson, o cerebral Evander Hollyfield e os ícones Julio Cesar Chaves, Manny Pacquiao, George Foreman e Muhammad Ali. Outro participante de "The Contender" que já estava presente em "Round 4", Sergio Mora, complementa o grupo eclético de campeões.
Mike Tyson e Muhammad Ali se enfrentam no game
Prazer, Andre Bishop
Apesar dos astros do boxe já significarem belas lutas nos diversos ringues disponíveis, é no modo "Champion" que o novo "Fight Night" se destaca. Aqui, o jogador assume o controle do lutador Andre Bishop, um ingênuo e humilde lutador que, em busca de seus sonhos, se mete em um perigoso jogo de intrigas, lutas arranjadas, traição e superação.
Modo história capricha no drama
Com uma narrativa claramente inspirada em filmes de boxe como o já citado "Rocky", de Sylvester Stallone, mesclado com as tumultuadas vidas pessoais de diversos pugilistas profissionais e até do obscuro mundo do boxe profissional, a história coloca o jogador em situações que beiram o desagradável, como ser obrigado a entregar uma luta ou evitar de desferir golpes no corpo do oponente devido a cláusulas contratuais.
Se já não bastasse isso tudo, em certo momento Bishop entra no ringue com um dos punhos fraturados e - no melhor estilo Rocky Balboa - deve superar o adversário lutando com apenas uma das mãos, já que qualquer soco com o braço machucado pode causar dano em si próprio.
Tudo em "Champion" é pensado para colocar o jogador no lugar do personagem principal, desde a relação de amizade de Bishop com o seu velho treinador Gus (claramente inspirado no simpático Mick), a relação conturbada com seu irmão, interesses amorosos e questões morais envolvendo o nem sempre bonito universo do boxe. Nas lutas, o jogador é empolgado por uma trilha sonora emocionante nos momentos cruciais, com destaque às lutas mais importantes, em que o jogador terá de suar, ouvir os conselhos de Gus e até seguir a risca algumas recomendações, como resistir ao máximo possível de rounds apanhando para cansar o oponente.
Se já não bastasse tantas novidades, a EA teve um cuidado especial na representação de todos os personagens envolvidos, com destaque ao próprio Andre Bishop, que foi baseado em um modelo real, com direito a diferentes mudanças físicas ao longo da sua vida, como o bom moço mirrado do começo do jogo, até o já peso-pesado, tatuado e desleixado ex-presidiário em busca de uma nova vida. Complementando o pacote, o trabalho de dublagem e reviravoltas do roteiro é tão interessante que certamente poderia fazer de "Champion" um jogo separado de "Fight Night".
Detalhes e mais detalhes
Visualmente, "Fight Night Champion" segue o mesmo visual adotado nos anteriores, exceto pelas tonalidades de pele ainda mais realistas e mudanças progressivas nos rostos dos lutadores, que tendem a ficar inchados conforme levam a surra. Como a movimentação dos lutadores ficou ainda mais rápida, a animação flui com suavidade e transmite a sensação de estar assistindo a uma luta real.
O único porém é a relação da colisão dos golpes com as áreas atingidas, principalmente nas cenas que enfatizam os socos no rosto dos oponentes, que nem sempre chegam a acertar tão em cheio quanto os replays dão a entender.
Conheça o modo online
O capricho da EA nos detalhes pode ser conferido também nos modos adicionais do game. O modo "Legacy" segue os padrões do mesmo modo da versão anterior e o suporte às câmeras PS Eye e Live Vision permite que o jogador inclua seu próprio rosto para criar um lutador personalizado. Infelizmente, ficou faltando um modo para o jogador utilizar fotos armazenadas em um dispositivo de memória USB, o que aumentaria ainda mais as possibilidades do modo de edição.
No quesito online, "Champion" convive com altos e baixos. Enquanto as partidas locais podem ser disputadas com uma velocidade impecável, enfrentar um jogador de outro país é uma tarefa ingrata devido à instabilidade da conexão.
CONSIDERAÇÕES
Maior, melhor e ainda mais bonito, realista e robusto, "Fight Night Champion" se destaca como um verdadeiro campeão peso-pesado do mundo do boxe virtual. E apesar de não haver concorrentes para cobiçarem seu cinturão, a EA mostrou grande comprometimento em oferecer muito mais do que uma mera atualização da última versão lançada em 2009. Além disso, o modo "Champion", apesar de curto, oferece uma experiência única em jogos esportivos e que poderia muito bem ser adicionado nos próximos jogos da EA.
Fonte :http://jogos.uol.com.br/
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