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Batman, Thor, Capitão América e mais: o que esperar dos super heróis nos games em 2011?

O seu videogame será alvo de uma verdadeira invasão de super heróis em 2011 e não serão poucas as opções para os fãs dos quadrinhos se divertirem. 

Batman, Capitão América, Darkness, Lanterna Verde, Homem Aranha, Thor e os X-Men estrelam jogos com propostas variadas, que vão da Segunda Guerra Mundial ao espaço sideral, passando, é claro, por becos e ruas cheias de marginais em busca de encrenca.






Veja trechos dos games de super heróis de 2011

Alguns desses jogos são licenças de longa-metragens, casos de "Captain America: Super Soldier", "Thor: God of Thunder" e "Green Lantern: Rise of the Manhunters". Os outros, "Batman: Arkham City", "The Darkness 2", "Spider Man: Edge of Destiny" e "X-Men Destiny", são aventuras inéditas e, com exceção de "X-Men", sequências de games bem sucedidos. 

Com tantas opções, diversão não vai faltar, mas o que esperar de cada um deles? UOL Jogos analisa os poderes e fraquezas dos games de super heróis que chegam em 2011:


Reprodução


Batman: Arkham City
Lançamento: 18/10/2011
Produtora: Rocksteady Studios
Plataformas: PC, PS3, X360


Na continuação do surpreendente "Batman: Arkham Asylum",a produtora Rocksteady criou uma área de segurança máxima na periferia de Gotham City, para conter seus marginais e psicopatas. É claro que tudo dá errado e sobra para o Homem-Morcego lidar com os problemas, valendo-se de sua furtividade, perícias de detetive, técnicas de combate corpo-a-corpo e claro, de suas bat-engenhocas para deter os vilões e controlar o caos em Arkham City.



Tudo de bom que há em "Arkham Asylum" está de volta: combos, movimentação furtiva, enigmas, exploração dos cenáriosSanta Repetição, Batman! "Arkham Asylum" tinha chefões repetitivos, basicamente grandalhões cheios de Veneno, o esteróide usado por Bane, e isso pode se repetir em "Arkham City".
Novos vilões: Charada, Mulher Gato e vários outros.No primeiro game você nunca enfrentava as vilãs: será uma pena não colocar as mãos na Mulher Gato dessa vez!
Chega de ambientes fechados, agora a briga é nas ruas, becos e telhados da cidade.A Rocksteady planeja introduzir um vilão inédito no elenco. Com tantos personagens interessantes para explorar, isso é mesmo necessário?
"Arkham Asylum" tem reviravoltas incríveis no enredo, algo que deve se repetir em "Arkham City".Mesmo com uma cidade para explorar, ao que parece não será dessa vez que o jogador vai pilotar o Batmóvel.
Batman será um herói solitário e portanto, nada do Robin.Batman será um herói solitário e portanto, nada do Asa Noturna ou da Caçadora.
PODERESFRAQUEZAS


O excelente "Batman: Arkham Asylum" surpreendeu a todos e por isso o crédito da produtora Rocksteady é bastante positivo. Com mais espaço, ambientes variados e melhorias em mecânicas que já são boas, "Arkham City" tem tudo para figurar entre os principais lançamentos do ano.


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Captain America: Super Soldier
Lançamento: 19/07/2011
Produtora: Next Level Games
Plataformas: DS, PS3, PSP, Wii, X360


"Super Soldier" chega na cola do filme do Capitão América e mostra a origem do super-herói fardado da Marvel. Steve Rogers é um rapaz franzino que serve de cobaia para o projeto Super Soldado e assim, ganha força física e velocidade expecionais. De brinde, o herói recebe um escudo super resistente e que pode ser arremessado como um bumerangue. No jogo da Sega, o herói enfrenta os nazistas e o vilão Caveira Vermelha, em plena 2ª Guerra Mundial.



"Super Soldier" é inspirado em "Arkham Asylum", com muitas lutas corpo-a-corpo, com direito à contra-ataques e finalizações brutais.Jogos licenciados sofrem com o curto prazo de desenvolvimento e nem sempre são "polidos" o suficiente antes do lançamento.
O escudo não é sua única arma, o Capitão é um soldado e sabe se virar com uma metralhadora.A Sega já errou a mão com jogos de super heróis no passado, como o sofrível "Iron Man", em 2008.
As habilidades atléticas do Capitão América são aproveitadas em sequências de plataforma, onde o que conta é a capacidade de responder rapidamente aos comandos na tela.Por ser baseado no longa metragem, "Super Soldier" toma várias liberdades em relação ao visual e história do Capitão América dos quadrinhos.
PODERESFRAQUEZAS


"Captain America: Super Soldier" apresenta boas idéias, como o sistema de desarmamento e combate corpo-a-corpo. O jogo do Capitão América se mostra promissor, mas com o lançamento atrelado à estréia do filme nos cinemas, o estúdio pode não ter tempo de polir e aprimorar cada detalhe, um mal comum aos jogos licenciados.



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CAPITÃO AMÉRICA NO CINEMA
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ALESSANDRO GIANNINI
de UOL Cinema


Em "Capitão América: O Primeiro Vingador" Chris Evans faz o papel do super-soldado fabricado para combater os nazistas e seu comandante supremo, o Caveira Vermelha, papel do genial Hugo Weaving. Um filme com estética futurista retrô, cheio de ação e maquiagens sensacionais.



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Green Lantern: Rise of the Manhunters
Lançamento: 07/06/2011
Produtora: Double Helix
Plataformas: DS, PS3, Wii, X360


"Rise of the Manhunters" é inspirado no filme do Lanterna Verde, mas não segue o roteiro do cinema. Aqui, o jovem Hal Jordan - e Sinestro, se você chamar um amigo para jogar junto - precisa proteger Oa, planeta que é lar dos Guardiões e quartel-general de seus pupilos, a Tropa dos Lanternas Verdes, contra o ataque dos Manhunters, ciborgues que foram criados pelos Guardiões em um passado distante e depois substituidos pelos Lanternas.



Ryan Reynolds, ator que interpreta o Lanterna Verde no cinema, fez a dublagem de Hal Jordan no jogo.Com o anel, o Lanterna pode criar apenas 12 formas específicas - e não tudo que sua imaginação mandar, como nos quadrinhos.
"Rise of the Manhunters" oferece multiplayer cooperativo, o que pode trazer variedade para a ação.Jogos licenciados sofrem com o curto prazo de desenvolvimento e nem sempre são "polidos" o suficiente antes do lançamento.
O game traz uma história original, o que é melhor do que reprisar as sequências do filme.O modo multiplayer de "Green Lantern" é apenas local, nada de jogatina online.
No Brasil, todas as versões de "Green Lantern" serão legendadas em português.
PODERESFRAQUEZAS


Com uma história original, legendas em português e a opção de multiplayer cooperativo, mesmo que apenas local, o game do Lanterna Verde foge do padrão dos jogos licenciados, que muitas vezes se limitam a emular e estender a ação vista na tela do cinema. Um jogo dificilmente conseguiria abranger o poder ilimitado do anel do Lanterna Verde, mas com 12 "ferramentas" diferentes e a possibilidade de criar combos entre elas, "Green Lantern" promete uma boa dose de ação e diversão.



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LANTERNA VERDE NO CINEMA
Divulgação
ALESSANDRO GIANNINI
de UOL Cinema


Em "Lanterna Verde", a Warner aposta em um dos heróis mais populares e engraçados da DC Comics e no poder de sedução de Ryan Reynolds para dar vida ao jovem piloto de provas que adquire um anel misterioso que lhe dá poderes sobrenaturais de obter o que quiser. O trailer mostra muito mais.



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Spider-Man: Edge of Time
Lançamento: 2011
Produtora: Beenox
Plataformas: PS3, Wii, X360


Duas versões do Homem Aranha, a contemporânea e o aracnídeo do ano 2099, precisam se ajudar para impedir a morte de Peter Parker. O jogo da Activision é sequência de "Spider Man: Shattered Dimensions", que foi bem recebido em 2010, e repete a fórmula de brincar com as muitas linhas do tempo alternativas do popular herói da Marvel Comics.



"Shattered Dimensions" foi a primeira boa aventura do Aranha em muitos anos, o que é um bom começo para "Edge of Time".Se o jogo apenas repetir o que já foi visto em "Shattered Dimensions", pode parecer um mero caça-níqueis.
O Aranha de 2099 é um herói muito querido pelos fãs e limitar a quantidade de heróis e dimensõe linhas do tempo permite elaborar melhor as aventuras de cada um deles.Nesse momento, o roteiro soa bastante confuso: o Homem Aranha precisa salvar a vida de Peter Parker? Quem está por trás do capuz, nesse caso?
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Ainda há poucas informações sobre "Edge of Time", por isso o jogo do Aranha parece o mais fraco dos games de super heróis de 2011, reaproveitando elementos de "Shattered Dimensions" em mais uma rodada de ação nos diferentes universos do aracnídeo da Marvel. Ao concentrar a aventura em dois personagens - no game anterior eram quatro Homem Aranha diferentes - os desenvolvedores talvez consigam aprofundar o enredo e elaborar novas e criativas mecânicas de jogo.




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The Darkness II
Lançamento: 2011
Produtora: Digital Extreme
Plataformas: PC, PS3, X360


Em "The Darkness II" você controla Jackie Estacado, personagem criado por Mark Silvestri, da Top Cow Comics. Jackie é um assassino profissional que trabalha para a Máfia e também é o portador de "Darkness", uma força do caos que lhe dá o poder de convocar tentáculos de escuridão e criaturas malignas para fazer seu trabalho sujo. Sequência do game lançado para PS3 e Xbox 360 em 2007, o jogo narra eventos recentes da vida de Estacado, agora o Don da família Franchetti, entre eles uma guerra de gangues sem precedentes e uma jornada ao inferno para desvendar as origens de seu tenebroso poder.



O primeiro "The Darkness" foi um ótimo jogo de ação e tiro em primeira pessoa, divertido e fiel aos quadrinhos.Ainda há poucas informações sobre "The Darkness II" para dizer o quanto o game evolui a fórmula do anterior.
A combinação de duas armas e dois poderes simultâneos são garantia de uma boa diversidade de ação.Assim como nos quadrinhos, "The Darkness II" não economiza na violência, o que pode incomodar alguns jogadores.
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Mais sombrio do que seus rivais, "The Darkness II" promete acrescentar variedade tanto ao universo dos cruzados de capa quanto ao popular - e abarrotad- gênero de tiro em primeira pessoa. O primeiro game foi um sucesso "cult" na época de seu lançamento. Nunca atingiu os números de vendas de "Gears of War" ou "Call of Duty 4: Modern Warfare", mas angariou muitos fãs e críticas positivas. E é esse público que aguarda a chegada da continuação.




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Thor: God of Thunder
Lançamento: 03/05/2011
Produtora: Red Fly Studio
Plataformas: DS, PS3, PSP, Wii, X360


Em "Thor: God of Thunder", o Deus do Trovão da Marvel Comics atravessa os mundos da mitologia nórdica e enfrenta monstros lendários para salvar sua cidade natal, Asgard. Baseado no filme de mesmo nome, em "Thor" você usa o martelo Mjolnir para derrubar muitos inimigos, seja com golpes furiosos ou com os poderes elementais do vento, raios e trovões.



O jogo promete batalhas em escala épica, nas quais Thor luta contra monstros até quatro vezes maiores do que o herói.Jogos licenciados sofrem com o curto prazo de desenvolvimento e nem sempre são "polidos" o suficiente antes do lançamento.
Jogos de ação e mitologia combinam bem, como já vimos em "God of War" e "Dante's Inferno".A Sega já errou a mão com jogos de super heróis no passado, como o sofrível "Iron Man", em 2008.
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A mitologia é campo fértil para bons jogos de ação, principalmente quando os mitos em questão envolvem heróis grandalhões portando armas mágicas em lutas épicas contra monstros enormes. "Thor" traz tudo isso, mas não tem o orçamento de um "God of War" e muito menos um período de desenvolvimento prolongado o bastante para sanar possíveis falhas.


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THOR NO CINEMA
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ALESSANDRO GIANNINI
de UOL Cinema


O shakespeareano Kenneth Branagh foi escolhido para dirigir o novato Chris Hensworth na épica saga de "Thor", o deus nórdico caído na Terra que usa seus poderes para ajudar os humanos e combater a sanha de Loki, o seu irmão do mal.





X-Men: Destiny
Lançamento: 2011
Produtora: Silicon Knights
Plataformas: PS3, X360


Aventura inédita que combina ação e RPG, "Destiny" se passa em um futuro próximo, quando o sentimento antimutante cresce e os X-Men perderam vários de seus membros. Você escolhe um entre três jovens mutantes, determina seus poderes e tome decisões diante do conflito entre a raça humana e os mutantes. O herói se torna membro dos X-Men e luta ao lado de personagens famosos dos quadrinhos, como Gambit, Magneto e Colossus.



Uma aventura original, "Destiny" combina elementos de ação e RPG, com enfasê nas suas escolhas e no desenvolvimento dos heróis.Você não controla nenhum dos mutantes famosos e sim, um personagem inédito, criado para o jogo. Isso já deu errado no game de "Lost".
O sistema de diálogos e decisões parece inspirado no premiado RPG da BioWare, "Mass Effect" e as escolhas do jogador afetam o desenrolar da aventura.Será possível adquirir os dons de outros mutantes, coletando seus genes com o sistema X-Gene. É algo que pode ser bom para o jogo, mas vai desagradar os fãs por fugir demais do universo dos X-Men.
O enredo está nas mãos de Mike Carey, roteirista de "X-Men: O Legado", alguém que entende dos mutantes da Marvel e não deve cometer disparates com a mitologia ao redor dos X-Men.A produtora do jogo é a Silicon Knights, mesmo estúdio que fez "Too Human", um game que não é lembrado por sua qualidade excepcional.
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"X-Men: Destiny" foge do que foi visto nos games da equipe mutante, seja na série "Legends" ou nos games mais recentes do grupo. A proposta de combinar ação e RPG, com uma história que é afetada pelas decisões do jogador já deu certo em games como "Mass Effect" e "Dragon Age", e, com o roteiro nas mãos de um escritor ligado aos mutantes da Marvel, a trama pode ser o ponto forte do jogo. Por outro lado, é de se perguntar se os jogadores querem mesmo controlar um personagem desconhecido ao invés de jogar com seus heróis preferidos, como Gambit ou Wolverine.





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Fonte: http://jogos.uol.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito desta matéria.
Ricardo